PERFIL DE UM REVOLUCIONÁRIO



" Há homens que lutam um dia e são bons

Há outros que lutam muitos dias e são muito bons

Há aqueles que lutam um ano e são melhores

Porém há aqueles que lutam a vida toda

Estes são imprescindíveis" BERTOLD BRECHT




Faleceu no ultimo dia 07 de Dezembro, aos 65 anos, o líder revolucionário alegretense TIMÓTEO BOMBACH.

Este numero especial "do Cavaleiro da Esperança" faz uma síntese de atividade política do Timóteo. A maior homenagem que podemos fazer a este homem rude e possuidor de raro humanismo é comprometermo-nos, citando-o como exemplo de abnegação, a seguirmos em frente com dedicação e coragem na luta pela vitória do socialismo no Brasil e no Mundo.

Esta pequena folha de papel seria espaço exiguissimo se pretendêssemos falar de maneira aprofundada da personalidade deste companheiro, da sua dedicação a causa do socialismo e sua fidelidade aos princípios do marxismo-leninismo. Por isso vamos citar apenas alguns pontos mais importantes da sua trajetória de lutas, mas de uma coisa temos certeza; ninguém poderá falar nas lutas dos trabalhadores e na atuação das forças de esquerda em Alegrete sem que faça destacadas referências ao nome deste valoroso companheiro.

Timóteo sempre dizia aos companheiros, principalmente aos jovens, porque fizera muito cedo sua opção pelo socialismo:

"desde criança senti na carne as chagas da injustiça social capitalista. Minha mão não tinha condições financeiras nem materiais para me criar. Sem alternativas deu-me para uma família latifundiária. Estas pessoas me dispensaram um tratamento só comparável ao que se dá ao s animais. Um dos filhos do latifundiário marcou-me o rosto com um ferro quente. sofrendo desde o inicio da minha vida com a injustiça social, engajei-me na luta contra a exploração dos trabalhadores no sistema capitalista..."


Este texto foi publicado no folheto de divulgação O CAVALEIRO DA ESPERANÇA, órgão de divulgação do comitê operário e popular LUIZ CARLOS PRESTE.

Escrito pela Corrente Prestista de Alegrete, que atuou em Alegrete no periodo de 1982 à 1988, informação esta passada pelo professor Zeca Grisa.

Leia mais:

http://oplantador.blogspot.com/2009/01/ao-meu-av.html

Comentários

Postar um comentário