PORQUE VOTO NO PT...


Pessoas que conheço me questionam o porquê do voto no PT. Sempre respondo que anseio por mudança, só que hoje não vejo esta mudança. Depois de 02 anos de governo Olívio, não vi, nem senti a transformação que eu queria, continua a mesma matriz da exploração que o povo brasileiro sofre desde seu descobrimento, até as promessas... sempre as mesmas.

Quando falo da continuidade, é que a política de luta contra a desigualdade social não teve nenhum efeito real aos que dela necessitavam, aumentaram-se os impostos e com isso todo custo de vida aumentou, é um efeito cascata que sempre estoura no trabalhador. Sinto que o governo não agiu de uma forma mais radical para evitar este abismo econômico, não esta sendo incisivo ao combate das diferenças de classe...

Mas e os pobres? Estes sim os mais prejudicados, pois o trabalhador que vive com R$ 200,00 por mês deve ser um mágico e dos bons, isso é uma luta pela sobrevivência, no qual as pessoas se tornam desnecessárias para o sistema, ou se tornam simplesmente massa de manobra para os políticos (“uma vida de gado” ...como diz Zé Ramalho).

Agora , época eleitoral, os políticos voltam aos braços do povo..., só que no momento em que a sociedade marginalizada necessita de um apoio, eles se omitem, esquecendo das promessas, que nunca passaram de promessas, esquecendo das ilusões causadas ao gado...ao povo marcado....

Contudo, próximo a eleição presidencial, e também para governador e deputados, renasce uma nova esperança, e acreditando nisto, que continuo com meu voto, continuo convencendo as pessoas a não temer a mudança, nem se omitir na hora do voto, que votem consciente, e que só assim teremos m Brasil mais justo e igualitário.

Alegrete, 15 de Maio de 2002.

Márcio Mombach

2009...

Este texto que escrevi em 2002 retrata o meu anseio mais puro em relação à política, ainda hoje caio em ciladas na hora do voto, mas acho que estou mais consciente. Os anos passaram, mas o contexto continua atual, o que penso não mudou.

As experiências e agora a pratica com governos ditos de esquerda, pois de esquerda só uma falsa ideologia, e nunca aplicado em pratica, não correspondem as minhas expectativas, vi que não se pode “apaixonar-se ...”pois as paixões se corrompem.

Vida de gado

Zé Ramalho

Vocês que fazem parte dessa massa,
Que passa nos projetos, do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais, do que receber.
E ter que demonstrar, sua coragem
A margem do que possa aparecer.
E ver que toda essa, engrenagem
Já sente a ferrugem, lhe comer.

Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz

Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou.

Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz

O povo, foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores, tempos idos
Contemplam essa vida, com a cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo, se acabar
A arca de Noé, o dirigível
Não voam, nem se pode flutuar,
Não voam nem se pode flutuar,
Não voam nem se pode flutuar.


Comentários